Capoeira e Inclusão Social

agosto 29, 2007

Mestre Bimba e Mestre Pastinha

Filed under: Capoeira — Fabiano Portela Schmidt @ 8:07 pm

Qual o mestre mais conhecido de todos? Qual a primeira coisa que todo calouro aprende em qualquer lugar do mundo em que se jogue a Capoeira Regional?

Manuel dos Reis Machado, esse era o seu nome. Mestre Bimba foi o responsável por colocar na Capoeira movimentos de artes marciais e desenvolver um treinamento como o que conhecemos hoje em dia.

Bimba começou a jogar Capoeira com 12 anos e jogou por 10 a Capoeira de Angola. Naquela época a Capoeira era proibida e considerada um crime.

Em 1932, Mestre Bimba fundou, com o apoio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a primeira escola de Capoeira do Brasil, em Salvador.

A Capoeira Regional apareceu quando Bimba percebeu que a Angola perdia espaço para as lutas estrangeiras (karatê, judô, kung-fu, etc). Bimba procurou modernizar a Capoeira, sem perder suas tradições. Certa vez em que o mestre se encontrou com o então presidente Getúlio Vargas, ele disse: “A Capoeira é a única luta verdadeiramente nacional”.

Desenvolveu novos golpes para ela se tornar mais competitiva e tirou parte da ritualidade presente nas Rodas de Angola.

É crédito de Bimba hoje o berimbau ser o instrumento mais famoso nas rodas, já que antes era comum o uso da viola.

Bimba sempre afirmou que o maior diferencial da Capoeira Regional era sua seqüência de ensino, onde além de passar movimentos básicos para o iniciante, também havia parceria e autoconfiança.

Em 1946 foi feita a primeira apresentação pública de Capoeira. Depois da experiência ter dado certo, Bimba começou a fazer exibições com dia e hora marcada. Algo que era antes impossível para qualquer capoeirista, agora era realidade: ganhar dinheiro de forma honesta com sua arte.

Mestre Bimba é responsável pela Capoeira Regional ser jogada hoje em mais de 150 países.

Do outro lado da capoeira, Mestre Pastinha (Vicente Ferreira Pastinha) pregava a tradição, o jogo matreiro, de malícia, estilo que passou a ser conhecido como Angola.

Pastinha é conhecido como o Mestre da Cultura Africana. Ele era um pensador da Capoeira. Seu estilo teve seguidores por todo o Brasil. Para ele era importante o trabalho físico e mental para que o talento e a criatividade crescessem.

Fundou a primeira escola de Capoeira de Angola, o “Centro Esportivo de Capoeira Angola”, no Pelourinho, Bahia.

Durante décadas se dedicou ao ensino da Capoeira e mesmo completamente cego não deixava seus discípulos.

Graças às diferenças entre esses dois grandes mestres, a Capoeira deixou de ser marginalizada e se espalhou da Bahia para o mundo.

About these ads

5 Comentários »

  1. Olá Fabiano , estou revisitando o seu Blog por indicação da Professora dinéia Hypolitto , e gostaria de lhe dizer que este post com a música sobre a capoeira merece nota DEZ. Congratulações. Escreva mais, pois você tem uma maneira muito gostosa e agradável para abordar o tema. Prof. Denize Thomaz. prof. escola municipal de São paulo

    Comentário por prof Denize Thomaz — agosto 31, 2007 @ 3:33 pm | Resposta

  2. Oi Professora Denise…
    Tudo bem??? Realmente é a segunda vez que vc visita meu blog eu, sem vergonha, num do uma resposta não é? Prometo que isso muda a partir de agora. A Dinéia tem sido uma amiga incrível. Acredito que ela não saiba da inspiração que ela é para mim.
    Obrigado por suas palavras, tenho procurado ter um blog como um espaço de conversa e não de discursos. Gosto da idéia de escrever assim como eu sou. Se fosse de outra maneira seria falso e realmente não valeria a pena, pois logo se desmancharia.
    Vc tinha comentado que pratica esporte não é? Qual o esporte? E qual a sua disciplina na escola?
    Convide seus alunos para conhecerem esse espaço. Acho que vai ser legal.
    Um grande abraço e mais uma vez obrigado e bem vinda.

    Comentário por Fabiano Portela Schmidt — setembro 3, 2007 @ 12:48 am | Resposta

  3. Caro fabiano eu também acho a sua professora incrível, pois já trabalhamos juntas e compartilhamos muito. Aproveite bastante , pois ela tem muito a ensinar. Sou polivalente , e da área de Educação física.Adoro capoeira. O seu site com as músicas estão imperdíveis. Eu ainda pratico esqui aquático , e a sua professora foi quem me encorajou , pois na época eu tinha medo de àgua, e ela já esquiava no mar e na represa aqui em São Paulo.Abraços. Prof. Denize

    Comentário por profDenize Thoamaz — setembro 17, 2007 @ 7:00 pm | Resposta

  4. Caro professor Fabiano gostaria de deixar um comentário sobre a Avaliação , mas não fica registrado abaixo do seu texto. De qualquer foma devo dizer que adorei o seu texto e a entrevista foi ótima. Abraços para você e sua prof. Dinéia hypolitto Prof. Eli

    Comentário por profEli bendito — setembro 21, 2007 @ 2:09 pm | Resposta

  5. Oi professor Eli tudo bem?
    Poxa desculpe pelo erro na hora de deixar o recado. O problema é que sou iniciante em blog. A idéia começou com uma obrigação nas aulas de Tecnologia Educacional, mas depois a coisa envolveu meu coração. Pra vc ter idéia, meu projeto de mestrado vai usar o blog como metologia científica de pesquisa (uau, quase não saiu essa frase inteira, ufa). Mas de qualquer forma obrigado por visitar, volte mais vezes, o espaço é nosso.
    Abço…

    Comentário por Fabiano Portela Schmidt — setembro 23, 2007 @ 8:17 pm | Resposta


Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O tema Rubric. Blog no WordPress.com.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: